MEDIAÇÃO E LINGUAGEM



Sr. Diretor e Professor Coordenador,

Como em edições anteriores, solicitamos informar os Professores de Língua Portuguesa e Professores Responsáveis pelas Salas de Leitura que acontecerá nos dias 17 e 18/10/2017, a IV Mostra de Curtas e Podcasts “Mediação e Linguagem”, das 9h às 12h30min, por videoconferência. Serão momentos especiais para compartilhar os filmes/animações e os podcasts produzidos pelos alunos, a partir da leitura de uma obra literária, trabalhada durante este ano letivo.
Diante da incontestável importância do papel do professor como mediador em situações de aprendizagem, tanto no Ensino Fundamental como no Médio, o projeto “Mediação e Linguagem”, desde 2014, vem consolidando a ideia de oferecer apoio ao desenvolvimento do Currículo aos professores de Língua Portuguesa e, também, àqueles que trabalham nas Salas de Leitura e a quem mais se interessar por atividades e projetos diferenciados na escola.
São sugestões para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita, indo além em desdobramentos que permitem estimular, também, a participação de todos os alunos, inclusive daqueles portadores de deficiência, e que incentivam a criatividade e o gosto por variadas formas de expressão artística, por meio do uso dos recursos tecnológicos acessíveis para a produção de filmes, vídeos de animação e podcasts. Essas sugestões apresentam, como ponto de partida, a transposição da linguagem literária para a cinematográfica ou audiovisual, abordando temas diversos, incluindo os transversais.
Além das videoconferências apresentadas no primeiro semestre (disponíveis na Rede do Saber) há, também, o blog “Mediação e Linguagem”, que pode ser acessado por meio do link http://mediacaoelinguagem.wixsite.com/mediacaoelinguagem .
Lembramos ainda, que é um critério para a mostra, que vídeos/animações e radionovelas tenham 1 minuto de duração.
Em caso de dúvidas, contactar os PCNP de Língua Portuguesa Márcia e Valter, no Núcleo Pedagógico.
Observação: CLIQUE AQUI para acessar o documento orientador Mediação e Linguagem.

Atenciosamente,
PCNP de Língua Portuguesa
Diretoria de Ensino Região de Tupã



BLOG MEDIAÇÃO E LINGUAGEM 

http://mediacaoelinguagem.wix.com/mediacaoelinguagem   


Ao acessarem o Blog "Mediação e Linguagem", vocês encontrarão as atividades desenvolvidas em 2014 e 2015, pelos alunos e professores das 91 diretorias do estado de São Paulo, além dos instrumentos de formação abaixo descritos:


- Vinheta de abertura
- Videoconferências
- Diários de Bordo
- Drop literário da obra "Senhora"
- Animações
- Radionovelas
- Ações Formativas
- Roteiro de Animação
- Materiais de Apoio

Comentários