FORMAÇÃO ALDEIA

FORMAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA - EE ÍNDIA VANUÍRE

Gostariamos de destacar a formação de Língua Portuguesa com os professores indigenas no dia 09/06, na EEI India Vanuíre. O trabalho baseou-se no resgate da lembranças que cada um traz de sua história e na elaboração de situações de aprendizagem com foco no Gênero Memórias Literárias.
Os professores redigiram textos em variados gêneros que marcaram suas memórias, dentre os quais gostaríamos de reproduzir a produção textual do professor Vagner Cecílio Damaceno:

Memórias, Minhas Memórias

Lembro-me com saudades do tempo que passou
De tudo aquilo que vivi
Que no meu coração e na minha mente ficou

Se for relatar, nessas linhas não daria
Do meu tempo de menino, moleque levado
Que um dia viveu a essência da alegria

Vivi como eu acho que se deve viver
Corri, brinquei, chorei também
Mas posso afirmar e confirmar
Que eu fui feliz como ninguém

A felicidade foi, na maioria das vezes,
Minha fiel companheira
Mas sempre fui menino esperto e ágil
Quando a vida quis dar-me uma rasteira

Hoje o menino não é mais um menino
Não faz coisas de menino
Ou será que seja um homem menino?

O fato é que minhas memórias vêm à tona
Dos tempos que vivi na minha terra
Junto com os meus,

Uns estão longe, não posso mais abraçar
Mas tenho a certeza viva de que
Todas as memórias virão quando a gente se encontrar.





Comentários

  1. PARABÉNS EQUIPE INDÍGENA, ESSE POEMA É UM CLÁSSICO DA VIDA HUMANA !
    ATT.
    SUA LEITORA: CLAUDETE MOREIRA CLEMENTE -PARAPUÃ

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS EQUIPE INDÍGENA, ESSE POEMA É UM CLÁSSICO DA VIDA HUMANA !
    ATT.
    SUA LEITORA: CLAUDETE MOREIRA CLEMENTE -PARAPUÃ

    ResponderExcluir

Postar um comentário