Objetivos da formação:
- Aprofundar o estudo das habilidades básicas de Língua Portuguesa não dominadas pelos alunos abaixo do básico, visando a aplicabilidade em sala de aula das habilidades, por meio da leitura compartilhada de textos literários e não literários;
- Participar de uma situação de leitura compartilhada/colaborativa de notícia;
- Compreender que a leitura colaborativa/compartilhada é uma atividade que favorece a circulação de informações sobre as estratégias utilizadas pelos diferentes leitores para atribuir sentidos a um texto;
- Refletir sobre as condições didáticas para leitura compartilhada/colaborativa.
Ensino Fundamental
H11 – inferir o tema ou o assunto principal, com base na localização de informações explícitas no texto (reconstrução dos sentidos do texto)
H14 – identificar o sentido de operadores discursivos ou de processos persuasivos utilizados em um texto argumentativo (reconstrução da textualidade)
Ensino Médio
H11 – inferir propostas subentendidas do autor para a resolução de determinado problema, com base na compreensão global do texto (reconstrução dos sentidos do texto)
H26 – identificar, em um texto, normas ortográficas, de concordância, de regência ou de colocação pronominal, com base na correlação entre definição/exemplo (reflexão sobre os usos da língua falada e escrita)
Trabalho pessoal:
a) Selecionem uma notícia para realizar a leitura compartilhada/colaborativa com os alunos.
b) Insira o planejamento da atividade aqui.
c) Realizem a leitura com a turma.
d) Registre o trabalho realizado focando especialmente os critérios de seleção da notícia e do planejamento da leitura – quais questões consideraram?
Para responder, acessem: https://forms.gle/rkY43CUpXrUvTxjK8
Comentários
Postar um comentário